quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Receita do Dia:"Maguro Tataki" por Emerson Kim

No post "Receita do Dia", vamos apresentar uma receita pra lá de curiosa e saborosa. Pra você que conhece a culinária japonesa, vai amar a nossa sugestão de hoje. Se você não conhece, fica de dica para conhecer o mais rápido possível, porque vale demais a pena! Sem contar que combina demais com esse verão, leve e natural.

Confira a seguir a receita do "Maguro Tataki" ou como é mais conhecido "Atum Selado", do sushichef Emerson Kim.


Crédito:Reprodução

Atum Selado ( Maguro Tataki)


Ingredientes
1 / 2 xícara gengibre picado
1 / 4 xícara sementes de gergelim
1 colher de sopa de pimenta preta rachada
1 / 2 quilo muito fresco, atum ahi
sal kosher
3 colheres de sopa de óleo de amendoim, para selar
1 colher de sopa de suco de limão
Uma de tamanho médio, abacate maduro, descascado, sem caroço, fatiadas e esquartejado
2 xícaras de verduras
12 fatias finas de cebola roxa
1 tomate médio, descascado, sem sementes, e cortadas em cubos


Molho de Gengibre


Instruções
Em um prato raso, misture o gengibre, gergelim, pimenta preta triturada.Tempere o atum com sal.


Faça fatias de 1,2 cm no fundo do atum, a cada 1 / 4 a 1,2 cm ou mais para tornar mais fácil a fatia no final. Role o atum na mistura de gengibre,pressionando levemente para que a mistura adere ao atum.


Coloque uma panela refogue em fogo alto. Adicione o óleo e sele o atum de todos os lados. Retire o atum da frigideira e mergulhe-o em uma vasilha com agua e gelo para parar o cozimento . Deglaze a panela com o suco de limão. Despeje o suco de limão sobreo atum.


Em uma tigela combine o abacate, verduras, cebola roxa e tomate. Misture com alguns dos Molho de Gengibre. Corte o atum, a seguir as incisões feitas anteriormente. Coloque a mistura da das verduras em 4 pratos. Corte o atum em fatias e regue com um pouco mais do molho de gengibre.


Molho de Gengibre:
1 cebola pequena, picada
1 / 2 colher de raspas de gengibre fresco
Pimenta do reino preta
1 / 3 xícara de molho de soja
1 / 3 xícara de suco de limão
1 / 3 xícara de azeite
Em uma tigela pequena, misture a cebola, o gengibre, a pimenta triturada, molho de soja e suco de limão. Aqueca lentamente no azeite e reserve. Quando estiver pronto para servir, misture cuidadosamente para combinar.



Entrevista com o sushichef Emerson Kim.

Sushichef Emerson Kim



Misturinhas da Rhel: Como surgiu o interesse por culinaria japonesa?
Emerson Kim: Pescador desde os 5 anos de idade, foi o inicio do meu contato com os “peixes”. Aos 12 anos, me mudei de Taubaté, interior de São Paulo, para a capital e freqüentava muito as lojas de pesca. Muitos de meus companheiros eram sushichef's e participando de viagens de pesca com eles, observava a forma que "limpavam" os peixes e ao final da pescaria era obrigatório um prato de sashimi com os peixes que  havíamos pescado. Aos 18 anos, um companheiro de pesca me ofereceu um emprego como auxiliar de sushichef em seu restaurante localizado em Ilha Bela, litoral de São Paulo.

MR: E sobre sua paixão pela cozinha?
EK: Amo minha profissão. A culinária para mim é puro sentimento. Acredito que tudo que fazemos com amor, o resultado final é grandioso e gratificante. Quando vejo alguém saboreando um prato feito por mim, a sensação é única de satisfação por ter sido feito com muito carinho.

MR: Qual foi sua formação profissional, onde trabalha atualmente e possue algum projeto?
EK: Trabalhei em alguns restaurantes em São Paulo, morei durante 4 anos nos EUA, trabalhando no melhor restaurante de Orlando e consegui conquistar o prêmio de melhor invenção na culinária japonesa em 2009, pela Sarasota Magazine Awards.
Atualmente trabalho na melhor e mais famosa rede de restaurantes da culinária japonesa do mundo. Estava na Grécia para a temporada de verão e agora estou a caminho da temporada de inverno na Suíça.
Meus planos é voltar o mais breve possível ao Brasil.


0 comentários:

Postar um comentário